domingo, 24 de fevereiro de 2013

ONI



ONIS


Onis, uma das criaturas mais populares do folclore japonês e uma das criaturas que mais sofre preconceito por estas bandas ocidentais. Simplesmente traduzido como “demônio”, um oni é muito mais do que uma criatura com chifres e dentes afiados.

oni posando para a sua foto para Facebook
Origem





A palavra Oni é composta de apenas um kanji, formado de uma imagem pictográfica de uma criatura com uma grande cabeça e pernas disformes. No idioma chinês, este kanji significa “fantasma”, e era usado antigamente para designar os espíritos das pessoas que faleceram.

Com o passar dos anos e com o sincretismo das crenças do oriente – quais sejam, hinduísmo, budismo, taoísmo, e, posteriormente, as escolas budistas japonesas, o shugendou, o onmyoudou e o xintoísmo –, a palavra “oni” passou a ser usada para designar criaturas semelhantes ao que nós conhecemos por ogros e por trolls aqui no ocidente, que possuem chifres, dentes afiados e grandes presas.
Com frequência, aparecem retratados no Jigoku, o inferno budista, trabalhando como servos de Enmma-Daioh, o Grande Rei Enma, um dos dez juízes do inferno, razão pela qual hoje são chamados de demônios pelos ocidentais.



escultura de um oni coçando a cabeça.



Algumas características dos Onis

Onis são Demônios então obviamente eles não são bonitinhos como as yuki onnas, eles são feios, rústicos, fortes, é uma mistura de homem com macaco ou algo do tipo,  são monstros com algumas características  humanas. Aparentemente também não eram tão inteligentes e sabias como as kitsunes, porque eles optam mais pela força física.
Mesmo sendo monstros não é certo que todos os onis sejam maus (afinal ninguém que eu conheça foi perguntar para um oni se ele é bom ou mal), é aquela questão os idiotas ocidentais criaram essa ma fama para o coitado do oni.Não se pode generalizar nada na vida, o oni pode ser bom ou ruim isso só depende dele.


poderes e habilidades 

Não encontrei muito sobre os poderes dos onis, mais pelo que li eles são bem fortes  e possuem uma clava (arma muito usada por bárbaros) , creio que eles não sejam nem rápidos nem lentos digamos que sejam normais. Sobre suas habilidades especais li que eles podem montar em nuvens.



Li sobre um tal Ozunu, também conhecido como En no Gyouja, tido como o fundador do Shugendou, uma seita asceta japonesa, derivada das escolas do budismo esotérico japonês (Shingon e Tendai), possuía dois onis como seus servos, Sekigan e sua esposa Koukou, que posteriormente mudaram seus nomes para Zenki e Goki.

Olha a beleza do garoto! você queria ter um ser desse como seu bichinho de estimação?





1 comentários:

  1. os onnis aparecem em Dragon Ball...temos exemplos deles como aqueles kras q ficam coordenando o inferno...

    ResponderExcluir